O salmo 91 é, com certeza, um dos textos mais famosos e preferidos da Palavra de Deus. É incrível porque, até mesmo pessoas que nunca leram a Bíblia, o conhecem.
E mais: muitos o tem como um amuleto quando deixam, de forma fixa, a sua Bíblia aberta neste salmo em um móvel, na entrada da casa, para impedir que algum mal tenha acesso ao local.
Mas o que este salmo tem de tão especial? Afinal, temos outros 149 salmos que não são tão famosos quanto ele…
Além do salmo 91 ser lindíssimo, ele está recheado de promessas de proteção e de livramento. Por isso, numa situação de perigo, ameaça e insegurança, que gere medo, ele realmente encaixa como uma luva.
E como será que este salmo “funciona”? Será que adianta usá-lo como se fosse um escudo protetor?
Aqui, neste estudo, você entenderá, linha a linha, a riqueza do salmo 91 e como ele pode ser um grande aliado no seu dia a dia, desde que cumpridos certos pré-requisitos. Boa leitura!
Conheça o salmo 91
Antes de falar do salmo 91, você precisa conhecê-lo ou lembrar dos seus detalhes. Mais à frente, vamos comentar cada trecho dele. Por isso, recomendo que você leia-o com atenção:
1 O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente
2 diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.
3 Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.
4 Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo.
5 Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia,
6 nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
7 Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido.
8 Somente com os teus olhos contemplarás e verás o castigo dos ímpios.
9 Pois disseste: O Senhor é o meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada
10 Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda.
11 Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos.
12 Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.
13 Pisarás o leão e a áspide, calcarás aos pés o leãozinho e a serpente.
14 Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome.
15 Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele,
livrá-lo-ei e o glorificarei.
16 Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação.
A seguir, vamos entendê-lo.
Entenda para quem é o salmo 91
A primeira coisa que precisa ficar bem clara é para quem o salmo se destina.
Os versos 1, 2, 9 e 14 reforçam o 1o pré-requisito para uma pessoa usufruir dos benefícios deste salmo: conhecer, se entregar e amar a Deus. Veja:
“O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.” (1-2)
“Pois disseste: O Senhor é o meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada.” (9)
“Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome.” (14)
O primeiro verso, inclusive, fala em “habitar” no esconderijo do Altíssimo, o que nos remete a algo permanente, ou seja, não “visitamos” o lugar de segurança que Deus nos oferece, mas moramos nele!
Este salmo, na época em que foi escrito, foi destinado à nação de Israel e, hoje, ele é uma das heranças dos filhos de Deus.
“Ah, mas todo mundo é filho de Deus, não é?” Não. Todo mundo é criatura de Deus, mas filho de Deus é apenas aquele que se tornou nova criatura, ou seja, o que reconheceu Jesus como filho de Deus, Seu sacrifício na cruz do Calvário e o recebeu como Senhor e Salvador.
Este é um dos pontos cruciais para que o salmo comece a ser interpretado da forma correta, e não somente como uma espécie de amuleto.
Quais promessas o salmo 91 faz?
O salmista, inspirado por Deus, cita diversos cenários e inimigos neste salmo, claro que usando como exemplos o que o povo vivia na época. Porém, tudo pode ser perfeitamente transportado para os dias de hoje, considerando a nossa realidade.
E que promessas são essas? Estão listadas abaixo. Os versículos 1, 2, 9 e 14 foram tirados da sequência porque já foram citados anteriormente.
Vamos analisá-las uma a uma?
As promessas são maravilhosas e todas voltadas para proteção.
Porém, precisamos entender que o mundo jaz no maligno (1 João 5:19), e nós ainda estamos aqui na terra. O que isso significa?
Significa que a tempestade vem para todos, mas aquele que está firmado na Rocha (Jesus e a Sua Palavra) permanecerá de pé.
Então, vamos ver, a seguir, o 2o pré-requisito para que estas promessas se cumpram.
Promessas de Deus & Fé
Você pode me dizer: “Ok, já vi que existem muitas promessas no salmo 91 e elas me animam, mas basta ser filho de Deus para que elas funcionem?”.
A Bíblia existe há milhares de anos e ela pode ser um livro comum, apenas histórico, ou pode ser um livro vivo.
O que significa ser um “livro vivo”? Significa crer nele como a Palavra de Deus, a ponto dele ter validade na nossa vida, ou seja, “funcionar” de fato.
Por isso, a fé bíblica é o segundo pré-requisito para alguém ser elegível às promessas do salmo 91.
Para você compreender melhor, vamos, rapidamente, entender o que é fé:
“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.” (Hebreus 11:1)
Em outra versão, na Bíblia Trinitariana, lemos assim:
“Ora a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.”
A verdadeira fé, segundo a Palavra de Deus, não depende da existência de qualquer situação favorável, mas vai além das circunstâncias.
Ela é uma convicção íntima de que haverá o resultado esperado, não baseada em um pensamento positivo, mas fundamentada nas promessas feitas pelo próprio Deus.
Explicando um pouco mais:
Firme fundamento:
- O fundamento existe com o propósito de suportar uma edificação sobre ele. A fé suporta a promessa. A fé não é vista com os olhos físicos, da mesma forma que não enxergamos o alicerce de um edifício, mas vemos o efeito de sua realidade: o prédio construído.
Coisas que se esperam:
- O que nós podemos esperar? Aquilo que é nosso direito pela Palavra de Deus: sustento, cuidado, proteção, ajuda, restauração, mudanças, prosperidade, cura, abertura de portas, salvação e muitas outras coisas.
Uma pessoa que não conhece a Deus não pode exercer a genuína fé nEle. Isso explica, mais uma vez, por que o salmo 91 é destinado somente aos que confiam em Deus, conforme já vimos logo no início.
O compromisso de Deus, a aliança de Deus e a Sua herança são apenas para os Seus filhos, os que têm como estilo de vida a prática da fé!
Deus é sempre bom
Muitas pessoas questionam a fidelidade de Deus e colocam em dúvida o que a Sua Palavra diz por causa de experiências próprias ou por causa de experiências de outras pessoas.
Todas estas dúvidas só nos levam a nos afastar da Verdade, que é a Palavra de Deus, e o inimigo se aproveita delas para começar a criar exceções sobre a efetividade do que Deus promete.
De fato, nós nunca entenderemos tudo, mas achar que Ele é mau é um engano, mesmo que nós não saibamos o por quê de certas coisas.
Não somos oniscientes como Ele é, o que significa que somos limitados no nosso conhecimento sobre as diversas circunstâncias e perspectivas de um acontecimento.
Deus sempre tem a melhor saída para aqueles que o amam! Creia no seu caráter bondoso!
Para finalizar, você pode confiar no salmo 91?
A resposta é: você pode confiar no Deus do salmo 91.
Sendo filho, você pode reivindicar de Deus todas as bênçãos que Ele promete na Sua Palavra.
Mas, atenção: analise sempre a sua vida. Faça um autoexame de como anda o seu relacionamento com Deus.
Caso você esteja frio ou morno, reconcilie-se com Ele e não queira “usá-lo” apenas quando o seu “calo” apertar, quando as coisas ficarem difíceis.
Recitar um salmo em períodos de medo não vai resolver o seu problema. O seu problema será resolvido quando você estiver conectado diariamente com o Deus da paz, da segurança, da coragem e do amor.
Ele te ama e quer ter um relacionamento de Pai e filho com você!
Entregue sua vida a Jesus e desfrute das Suas promessas
Se você que leu este material nunca aceitou Jesus e quer fazê-lo agora, eu te convido a orar comigo. Fale a oração abaixo em voz alta. Ao orar com sinceridade, você se torna um filho de Deus!
“Senhor, eu creio que Jesus é o filho de Deus que veio à terra para me salvar. Na cruz, Jesus liberou a Sua vida para que eu a receba. Agora, eu tomo posse dessa nova vida pela fé, crendo na obra libertadora de Jesus na cruz do Calvário. Eu declaro que Ele é o único e suficiente Salvador e quero que Ele seja o meu Senhor. Eu me torno, a partir deste momento, um verdadeiro filho de Deus. Em nome de Jesus, amém.”